domingo, 22 de dezembro de 2019

Kimetsu no Yaiba – Demon Slayer


Boa noite!


Kimetsu no Yaiba está fazendo um estrondoso sucesso atualmente, acredito que todos os que lerão esse post já o conhecem.  Eu só comecei a assistir esse anime por causa da quantidade de fãs compartilhando imagens e opiniões a respeito não só da história, mas principalmente sobre a Nezuko. Sim, se acompanhei os 26 episódios e agora aguardo o filme que revelará o Arco do Trem Infinito é somente pela fofa e adorável Nezuko. Kkkkkk


A história de Kimetsu no Yaiba é simples e as ambições dos protagonistas bem claras o que considero bastante positivo.  Na história Tanjiro vivia feliz com sua família nas montanhas até que um dia ao retornar do trabalho ele encontra todos mortos por um oni, com exceção de Nezuko, uma de suas irmãs, que não morreu, porém foi transformada em oni. Tanjiro segue a história tentando encontrar uma cura para sua irmã e para isso ele tem que ser capaz de localizar e matar não só vários oni mas, também seu poderoso criador.

Tanjiro treina por dois anos e se torna membro do Esquadrão de Extermínio onde conhece outros espadachis como ele e cumpre suas missões de eliminar onis, o que ele faz em quase todos os episódios.  O que me leva a acrescentar que as cenas de lutas foram muito bem animadas e as técnicas de respiração da água, do raio, dentre outras conseguiram ser impactantes.


Mas as cenas que mais me chamaram atenção foram as que Nezuko aparecia, e não foram muitas, infelizmente. Como eu disse, Nezuko foi transformada em oni e só por isso está viva. Porém, quando um humano vira um oni ele ganha força, resistência, poderes, longevidade, mas o custo é alto: eles podem ser mortos pela luz do sol e precisam de sangue humano para seguir vivos e sua força é proporcional à quantidade de humanos devorados. Por essa razão o Esquadrão de Extermínio existe e tenta aniquilar a ameaça que é a existência dessas criaturas outrora humanas. Sendo assim, Nezuko obviamente também seria caçada e morta. Entretanto, Nezuko é uma existência completamente diferente de qualquer outro oni: ela é capaz de manter suas emoções humanas e controlar o desejo por sangue, e assim não atacar nenhum humano e não provar sangue durante os dois anos que é uma oni. Essa resistência a permite seguir ao lado de Tanjiro para as batalhas e intriga outros espadachins.

Nezuko passa a maior parte da história dormindo ou dentro de uma caixa nas costas do irmão (até o episódio 9 estava tudo muito chato por isso) e só entrou em combate algumas vezes (contra o Hashira que a provocava eu considero um combate também, exigiu demais do corpo e da resistência dela e foi um confrontamento de qualquer forma), e foi o suficiente para vermos que ela tem potencial para se tornar extremamente poderosa, só espero que durante o mangá o autor(a) não fique só aumentando as habilidades dos espadachins e transforme Nezuko naquelas garotas que têm que ser salvas o tempo todo.

Digo isso, mas não acho que vai seguir esse caminho, Kimetsu no Yaiba é um shonen, porém não está seguindo aquele padrão "protagonista com grande missão faz tudo sozinho e deixa as pessoas importantes para trás", Tanjiro é um protagonista que está me surpreendendo. Para começar ele é gentil sem ser chato e trouxa, ele LUTA e não enche o saco com discursos, ainda assim ele não é invencível e precisa e aceita ajuda. Só com isso eu já o colocaria no meu top 5 melhores protagonistas de shounen!

Agora a característica mais marcante desse anime é o profundo amor entre Nezuko e Tanjiro, ao ponto dele afirmar que "ela é mais importante que sua própria vida" e tenho certeza que é o mesmo para Nezuko, ela não pode falar, mas com certeza demonstra (vejam o episódio 19, tem uma das melhores lutas desses irmãos).

 Tanjiro se esforça e suporta dores em busca de um único objetivo: transformar sua irmã em humana novamente e nunca a deixa para trás, não vai abandoná-la nem mesmo com a desculpa clássica "é mais seguro para ela ficar longe, não vir comigo". Incrível, não é?

Na verdade em relação aos personagens praticamente não tenho críticas, gostei dos irmãos protagonistas, dos companheiros espadachins escandalosos e até de alguns dos falecidos onis. Mas aquele grupo de Hashiras... Não tinha como ficar mais ridiculamente coloridos e caricatos. Ainda assim em Kimetsu no Yaiba os personagens são melhores que a própria história, que como mencionei é simples.

Então em resumo: mesmo com um enredo pouco atrativo o anime conseguiu ser bom pela qualidade das animações e o carisma dos personagens que fazem valer a pena a espera pelo filme e imagino, uma segunda temporada.

Zenitsu, Inosuke, já estou sentindo falta de vocês!^.^