sexta-feira, 17 de março de 2017

Saiunkoku Monogatari - 1° Temporada

Boa noite!


Hoje vou compartilhar com vocês o mais recente anime que estou vendo: Saiunkoku Monogatari, que é um pouco antigo, não é dessa temporada de Janeiro de 2017 que aliás, está sendo bem fraquinha, quase não tenho animes bons para recomendar.

Seiran, Ryuuki e Shuurei
Esse é um daqueles animes que nos deixa na dúvida sobre como descrevê-lo: lindo ou frustrante, pois é ambos. A história é boa, se passa na China antiga onde após guerras civis e problemas um jovem imperador (Ryuuki) começa a reinar, ou a menos deveria, porém não se mostra nada motivado. Então é aí que a protagonista entra, Kou Shuurei é a princesa da nobre família Kou, mas vive na pobreza com seu pai e Seiran, um jovem que seus pais acolheram na infância e que se tornou servo/babá/faz-tudo/amigo/qualquer-coisa-que-queira-acrescentar, dela. Shuurei e Seiran trabalham pesado para sustentarem a casa e um belo dia, de repente, o conselheiro do imperador surge na casa da garota oferecendo 500 peças de ouro a ela caso aceite uma tarefa, e ela aceita sem nem perguntar o que era.

Sua missão: se tornar a concubina do imperador Ryuuki e fazê-lo mudar e ter interesse em governar. Bem, ela consegue, Ryuuki se apaixona por ela e começa a  governar de forma digna e ainda deixa claro que a quer como esposa, proposta que a garota recusa e prefere voltar para sua vida normal, deixando o jovem imperador triste. Mas Ryuuki é persistente e não desiste dela, nenhuma mulher a não ser ela o deixará feliz e por ela ele é capaz de aguardar anos. Lindo e surreal, né?

Eu pensei que teria mais romance, afinal é harém além de ser bishounen, ou seja: tem MUITOS personagens bonitos e inteligentes, solteiros e perfeitos disputando a protagonista. E não é brincadeira! Praticamente todos os homens com essas características do anime queriam casar com Shuurei, e eu sei que ela é inteligente e bonitinha, mas sejamos francos: não tem nada nela que justifique esse absurdo poder de atração.

Quando digo que não teve muito romance é porque fica nisso: um bando de homens que passam 30 segundos com ela e já estão perdidamente apaixonados mostram seus interesses e são rejeitados ou escondem até a morte enquanto Shuurei está bem mais preocupada com sua carreira como 1° mulher oficial do império do que com amor e casamento.


O anime tem 2 temporadas de 39 episódios cada, e até ontem vi quase toda a 1° temporada, vi até o episódio 35 ou 36, o que teve uma morte que me deixou bem frustrada, mas já chego nessa parte.

Então, depois da frustração decidi procurar spoilers e descobrir de uma vez como a história termina, entretanto não tive muito sucesso, achei imagens que sugeriam que Shuurei morria e na Wikia diz que ela morre de outra maneira e teve um blog que li que dizia que ela termina se dedicando à carreira e se recusa a casar com o imperador, e ainda no anime o final é incerto mostrando Ryuuki dando um prazo para ela decidir se finalmente casaria com ele ou não, pois se dessa última vez ela se recusasse ele seria obrigado a casar com outra mulher para cumprir seus deveres como imperador. E acaba que não mostra a resposta dela, o que mostra são cenas cotidianas de todos inclusive deles, o que não revela absolutamente nada e só deixa mais dúvidas e a suspeita (mais para certeza) de que eles não terminam juntos.

Então, se vocês forem assistir o anime estejam cientes que apesar de Shuurei ter um exército de solteiros aos pés dela ela prefere ficar sozinha, não esperem final romântico e feliz.

Agora os pontos positivos: se pelo lado romântico o final é terrível, por outro a história mostra uma personagem determinada e forte que almeja o impossível, luta e consegue realizar seu sonho. Não era permitido às mulheres possuírem cargos públicos no império e com a ajuda de Ryuuki e outros homens como Kouyuu (praticamente um primo) e seu tio Reishin, além é claro, de sua própria capacidade, Shuurei inicia sua carreira. E à medida que progride como oficial, mais distante ela fica de Ryuuki, já que se fosse imperatriz teria que abandonar seu sonho e Ryuuki mesmo sabendo disso faz o possível para vê-la feliz, ainda que isso signifique não estar ao seu lado. Nesse ponto tenho que elogiar o romance, tem bons homens dispostos a viver o amor em sua totalidade: o bom e o doloroso.

Ryuuki não é o único bom partido de Shuurei, em minha opinião (até onde eu acompanhei o anime), e a partir daqui vou escrever um pouco sobre alguns personagens que estão presentes na 1° temporada:

 Seiran / Seien:

Príncipe irmão mais velho de Ryuuki e imperador por direito, foi exilado após uma conspiração de seus irmãos para que não herdasse o trono. Sobreviveu a diversas tentativas de assassinato devido às suas habilidades marciais e foi levado a um grupo de assassinos por Sa Sakujun e algum tempo depois (após já ter cometido assassinatos também) foi finalmente resgatado e criado pela família de Shuurei e por isso tem uma dedicação e lealdade extrema a ela e seu pai, e talvez seja também por essa razão que até então ele tenha mantido seu interesse amoroso pela garota completamente despercebido.

Seiran / príncipe Seien
Como Shuurei cresceu ao lado dele, isso tanto pode ser um motivo para ele nunca ter se interessado por ela (gente, ele é a babá dela desde que a menina tinha uns 2 anos, eu não vejo como isso viraria um amor romântico...), quanto poderia ser EXATAMENTE a razão de seu amor: não tem nenhum outro homem que conheça tão bem Shuurei e todos seus defeitos e qualidades, nem mesmo o apaixonado Ryuuki pode competir com ele. E Seiran sempre sabe o que dizer e como agir com ela, além de ser uma das pessoas que ela mais confia, ama e admira, ele só perde para o pai dela. Acho que Seiran é o par ideal de Shuurei.

Seiran também desistiu completamente do trono ao que parece, ele não deixa ninguém saber quem ele é de verdade, nem mesmo Shuurei sabe que viveu todos esses anos com o príncipe. Se for analisar a parte romântica isso seria uma vantagem para ele, pois não sendo imperador ele não precisa casar com uma mulher que será a imperatriz, ele pode casar com uma mulher comum, e isso possibilitaria Shuurei casar com ele, ela não precisaria deixar seu tão sonhado emprego de oficial por ele como teria que fazer se optasse por Ryuuki.

O anime é BEM confuso em relação a idades e eventos, principalmente sobre Seiran e até mesmo a desculpa de que ele quer evitar uma guerra civil e por isso não se revela como príncipe Seien  é pouco convincente, já que todos sabiam que ele era o mais apto dos irmãos e Ryuuki queria que ele voltasse do exílio e reinasse, ou seja, nenhum motivo para ter guerra.

Alguns fatos estranhos sobre Seiran:

*Seiran diz que tem 21 anos, mas tem por volta de 26, sendo que foi adotado há 13 anos, ele teria que fingir ter 8 anos de idade na época quando na verdade tinha uns 13. Muito louco isso!

*Ele aprendeu esgrima com um general X na infância e aos 12 anos foi vencedor de um torneio de esgrima,fato difícil de esquecer, logo em seguida foi exilado e se juntou a um grupo de assassinos e algum tempo (?) depois foi resgatado pelo pai de Shuurei que o levou para esse mesmo general X que não o reconheceu. Como ele não reconhece o próprio aluno PRÍNCIPE FAVORITO DO REINO?

*O pai de Shuurei disse que levou Seiran na infância ao general X para aprender esgrima, mas essa infância a que se refere é algo como menos de 8 anos de idade, como isso seria possível se Seiran até os 12 com certeza ainda vivia no palácio?(O.o)

*Se Seiran viveu como príncipe até Ryuuki ter 6 anos de idade, como pode Seiran já estar com a família de Shuurei quando ela tinha 2 ou 3 anos se Ryuuki teria nessa época 4 ou 5?! COMO ASSIM?!

Com certeza devem ter mais coisas sem sentido no restante do anime, mas depois dessas até então decidi tentar ignorar. o.O

Vamos para o próximo!!

Sa Sakujun

Até esse belo de cabelos rosa (ruivo?!) surgir na reta final da 1° temporada a história estava tranquila e só o Ryuuki era direto sobre seus sentimentos. Mas, sendo franca, acho que nem eu, nem ninguém e nem mesmo a autora estava enxergando o Ryuuki como oponente perigoso para Seiran (tá, eu sei que ele não é nada explícito até então, mas ele gosta dela!), e só quando Sakujun entrou em cena a competição ficou um pouco mais quente. ^~^

Além de belo, carismático, sedutor, inteligente e segundo herdeiro da nobre família Sa, Sakujun também tem um lado frio, distante, manipulador, cruel e sua maior característica: um imenso desinteresse pela vida. Complicado né? Ele tem qualidades mas os defeitos pesam, ainda mais quando lembro de citar que ele assassinou seu irmão mais velho para poder se tornar líder da família e casar com Shuurei, além de ser o real líder de um grupo de assassinos os quais ele domina desde os 15 anos. Tradução: lindo e letal.

Esse homem é uma combinação perigosa de múltiplas qualidades altamente atraentes e defeitos mortais, não é por acaso que foi o primeiro a balançar o coração de Shuurei de verdade, um pouco mais de tempo e ele iria definitivamente fazê-la se apaixonar por ele. Prova disso é como que as palavras ditas por Ryuuki não tiveram o mesmo efeito que quando ditas por Sakujun, ele sabia ser sedutor e paciente.

Mas, como tinham que criar motivos para não deixarem ele com a protagonista (já que isso iria destruir a história com Ryuuki...), Sakujun não mostra amor pelas vidas alheias e nem mesmo pela dele e não faz a proposta mais atraente a Shuurei: "fique comigo até que eu me canse de você". E quando isso acontecesse tanto ela poderia ser esquecida e abandonada quanto simplesmente morta por ele. O.o

Se não fosse esse detalhe "insignificante" eles teriam sido um bom casal. E acho que poderiam mesmo, já que antes de (ALERTA DE SPOILER NA PRÓXIMA PALAVRA!!) morrer ele pode ter entendido um pouco melhor o que é amar. Na verdade foi a morte dele no episódio 35 se não me engano, que me fez desistir desse anime e procurar spoilers de uma vez. Talvez eu até veja o restante futuramente mesmo sabendo que o final não é o que eu estava torcendo, mas se a Wikia estiver certa um meio irmão dele vai ressuscitá-lo como uma espécie de Edo-Tensei e quero ver o que vai rolar.

Kijin e Reishin, possível noivo e tio respectivamente. O primeiro é um ex-chefe esquisitão mascarado de Shuurei que após conhecê-la melhor pensa em tê-la como esposa. (parece até que não existiam mais mulheres!)

Kijin é competente mas todos o acham um tipo bem estranho por ficar andando por aí usando máscara o dia inteiro, se questionavam se era por ter um rosto feio que dói já que o boato era que até as aves caiam em pleno voo se o vissem sem máscara. Mas a verdade é (como esperado) que ele é absurdamente lindo e todos que veem aquele rosto perfeito ficam embasbacados... Por isso ele faz o sacrifício de ocultar tamanha beleza. -.-

E quanto à Reishin, ele é um tio esquisito (e lindo o.O) também que tem dificuldades em expressar seus sentimentos, mas não tem problema nenhum em ser o pior tipo de inimigo possível, né? É vingativo e risonho e não deixa uma ofensa sequer a ele ou a família passar impune. Tem um filho adotivo (Kouyuu) a quem seu outro irmão quer casar com Shuurei... Sério, vou parar de escrever aqui quem quer se casar com essa garota e resumir tudo em: todos os solteiros do anime.  -.-

Exemplos do que estou dizendo:
Seiran, Shuurei, Lan e Kouyuu



Lan e Shuurei

Brincadeiras à parte, ela é mesmo super disputada por um exército de homens perfeitos que a gente fica querendo encontrar pelo menos um nessa terra e está difícil, só em anime para sair jogando fora tantos candidatos assim! kkkkk

Não vou escrever sobre o restante dos personagens por que são secundários, aparecem só para aumentar o n° de homens nesse harém, os principais até então são os dois príncipes e Sakujun que estava deixando a história boa com suas artimanhas e jogos de poder e conquista.

Bem gente a 1° temporada foi isso: lutas de Shuurei por seu sonho, perseguições por ser uma mulher, exército de apaixonados se formando e o mundo girando ao redor dela por que ela deve ser o Sol...  Caso algum dia eu termine de ver esse anime eu volto para escrever a continuação. ^~^




Até!!!

4 comentários:

  1. Eu amei demais esse anime, e fiquei tão tão tão triste com a morte do Sakujun que demorei meses pra ver o resto dos episódios. Eu amo demais o Ryuuki, mas tbm gosto muito do Sakujun então eu fiquei mt na dúvida, mas a minha maior frustração é não ter encontrado a light novel completa pra ler, nem em inglês e muito menos em português. Eu tomei mts spoilers então já sei mais ou menos como acaba, mas queria entender como as coisas chegaram naquele ponto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taric! ^.^

      Nem me fala kkkk É muito difícil escolher só um deles! Para mim a disputa seria entre Seiran e Sakujun, são os que mais gosto. Seiran pq é o "cara perfeito" que a conhece super bem e não tem como nenhum outro competir com a amizade e química entre ele e Shuurei.
      Mas Sakujun... Ah, esse bad boy nos seduziu kkkk Acredita que até hj, 2020, eu não voltei a ver esse anime?! Para mim acabou quando ele morreu, fiquei muito frustrada. :(

      Excluir
  2. Esse anime me irritou pra caceta!
    Eu vi todas as temporadas.
    E vou vós falar como eu aguentei aquilo tudo!

    Que mulher indecisa! Mas posso dizer que é bem verdd. Ela morre mesmo dando a luz a sua filha. Que nem sua mãe.

    Mas a criança é do príncipe o loirinho eh. Todo mundo sabia que ela ia ficar com ele...era meio óbvio. Ele foi um dos mais pacientes! Que paciência meu deus do céu. Se fosse eu já tinha desistido. -_-

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esse anime, tô revendo ele agora 🥰

    ResponderExcluir