segunda-feira, 27 de março de 2017

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu: Sukeroku Futatabi Hen

Boa tarde!!

Como prometido, hoje vou escrever sobre a 2° temporada de Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu
Estou completamente arrasada, história MUITO boa, nem acredito que acabou tudo nessa temporada! Se fosse possível ter uma continuação eu com certeza iria acompanhar. Porém, acabou mesmo. :(


Continuando do fim da 1° temporada, o mestre Yakumo 8° Geração (Bon/Kiku) terminou de contar a história dele no mundo do Rakugo e como ele se tornou uma lenda e tudo sobre Shin, a outra lenda e seu melhor amigo. Konatsu está casada já há anos com Yota e está feliz, tudo parecia seguir um bom rumo. Até Yakumo ter um enfarto no meio de uma apresentação e ficar internado se recuperando, essa foi a primeira vez que ele conseguiu escapar da morte, mas após esse acontecimento ele também já estava certo de que não poderia mais apresentar seu rakugo, pois sua voz e memória já não eram mais como antes quando ele era jovem, sua carreira chegaria logo ao fim.

Obviamente que ninguém aceitou isso, e o próprio Yakumo se tornou apaixonado por seu trabalho então, ele tentou continuar. Nesse tempo o chefe da máfia (e suposto pai biológico de Shin-chan) é preso e Matsuda faz uma grande revelação a Yota e ao jornalista amigo da família: os pais de Konatsu não morreram por causa de um simples acidente, na verdade Miyokishi foi atrás de Shin e no meio da discussão o esfaqueou, Bon tentou socorrê-lo mas Konatsu apareceu e entendeu que foi a mãe que fez isso ao pai e furiosa a menina empurrou a mãe que acabou caindo e Shin saltou atrás dela para salvá-la, mas acabou na morte de ambos como já sabemos. Matsuda pede para que ninguém jamais conte a Konatsu o que realmente aconteceu (depois de causar a morte dos pais o choque foi tão grande que ela perdeu parte das memórias desse evento), pois Yakumo decidiu levar esse segredo para o túmulo pelo bem de Konatsu. E foi o que ocorreu, Konatsu nunca chegou a descobrir a verdade.


Agora chega a parte trágica: depois de se recuperar do enfarto, Yakumo vai sozinho ao teatro que foi seu palco a vida inteira e faz uma apresentação solitária de Shinigami e mais do que nunca essa foi uma apresentação horripilante já que apareceu de fato o ceifeiro para levar sua alma. O teatro é incendiado pelo shinigami e Yakumo fica bem próximo da morte, mas felizmente Yota aparece no último instante e o salva. O que pensei: "ah, não!Está parecendo um sinal, o Yakumo vai morrer!" 


Só com essas duas quase mortes do meu personagem favorito eu fiquei com o coração a mil e depois caí em lágrimas. Por quê? Simples, Yakumo sobreviveu, começou a FINALMENTE dar valor à própria vida e querer aproveitá-la de verdade, Konatsu pareceu enfim ter se entendido com ele e além da feliz notícia de que agora estava grávida do Yota ela seria a nova discípula do mestre Yakumo (a primeira mulher no rakugo!!). Toda essa alegria nesse cenário acima, o último que Yakumo veria. Pois quando ele abriu os olhos, já estava no mundo dos mortos.

COMO ASSIM?!

Isso mesmo, na melhor fase de toda a história e após ter sobrevivido a dois momentos que dificilmente ele sairia vivo, Yakumo foi morrer enquanto dormia, graças a um coma repentino. Isso faltando só dois episódios para a história acabar, imagina a agonia que fiquei durante as duas semanas até o final definitivo, fiquei torcendo para ele estar sonhando e não morto de verdade.

Mas não, foi a morte definitiva dele... Chorei :(

O último episódio mostrou os que ainda estavam vivos 16 anos depois. Matsuda firme e forte com seus inacreditáveis 95 anos acompanhando o novo Yakumo, agora Yota se tornou Yakumo 9° Geração e ele não mudou nada em sua personalidade, só em aparência, ficou mais velho (claro...) e barrigudo. Konatsu se tornou a primeira mulher a apresentar rakugo e seu filho Shin se tornou artista também, seguindo os mesmos passos de seu venerado Yakumo. Yota e Konatsu tiveram uma filha. Koyuki, que também gosta de rakugo e é a cópia do pai, tanto na aparência quanto na personalidade, da mãe só tem o cabelo.


E justamente no último episódio uma questão que ficou sem resposta clara de Konatsu foi levantada: quem é o pai biológico de Shin de verdade?

Yota sempre pensou que era o chefe da máfia (teve até um confronto entre eles), mas é só olhar a aparência do Shin agora que ele é adulto e sua personalidade para ver que não tem NADA a ver com o chefe:

o chefe

Mas por outro lado as características físicas e o comportamento dele são absurdamente semelhantes ao Yakumo!!!

Shin e Yakumo (na verdade ele ainda era Kikuhiko nesse tempo)


 Konatsu chega a admitir que ela sentia muitas coisas por ele e que todos aqueles sentimentos seriam amor romântico e que ela teve o Shin pelo bem de Yurakutei (seu pai) e Yakumo. Porém, ela diz que nunca falará quem é o pai de Shin.

Yakumo e Shin (e o mesmo mau hábito de fumar...)


 Como foi dito, por ela ter sido adotada por Yakumo, mesmo não tendo o mesmo sangue eles não poderiam se casar, essa seria uma boa razão para ela ter guardado segredo sobre a paternidade. E ter uma criança com o sangue tanto de Yurakutei quanto de Yakumo seria mesmo algo incrível para o rakugo e para o Yakumo, dá para ver que algo faz sentido nisso. Sem falar que Konatsu não precisaria voltar a morar na casa de Yakumo quando ficou grávida, mas ela quis. Não seria justamente para o filho não viver longe dele?

 Por outro lado, por mais que até fisicamente dê para suspeitar bastante que Shin seja filho de Yakumo, eu não consigo imaginar Yakumo e Konatsu em uma relação romântica. Ele não era o eterno apaixonado por Miyokishi? E ele conseguiria viver com Shin o criando como avô sem nunca assumir que era o pai? Bem, isso acho que sim, ele tem experiência em guardar grandes segredos.

Shin e Yakumo (eu sei, às vezes dá para confundir os dois)











A questão da paternidade foi o grande mistério do final da história e está me deixando inquieta, queria saber!! Tudo indica que Yakumo é o pai de Shin, mas como não foi confirmado fica aquela dúvida. Mas sério, é difícil ignorar tanta semelhança! É só olhar para a imagem deles assim lado a lado que o que vem à mente é: "como eles não seriam pai e filho?!"

 Por fim, acabou mostrando que o rakugo não iria morrer, porém de uma certa forma a crença de Yakumo de que ele morreria e levaria o rakugo com ele não estava totalmente errada, pois no final de tudo, o rakugo clássico tanto em histórias como a ideia antiquada de que apenas homens podiam apresentar, toda essa era do rakugo foi enterrada com Yakumo e após sua morte o rakugo continuou a viver, mas totalmente diferente de antes.

Bem, isso é tudo por hoje!! Espero que tenham gostado e que vejam o anime, esse merece nota 10!! Mesmo com as mortes que me deixaram arrasada e com um final que poderia ter continuação se o autor quisesse, eu recomendo essa história. ^^


Até a próxima!!


3 comentários:

  1. Legal essa sua descrição . A paternidade e uma questão bem interessante mesmo !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! ^^
      Estou até hoje tentando encontrar uma declaração oficial do autor que Shin é filho do Yakumo, mas nada, nem o mangá encontro online. Mas tudo bem, tenho 99% de certeza que é!

      Excluir
  2. Em que ep...ele morre e em qual tem enfarto?._.

    ResponderExcluir