segunda-feira, 25 de abril de 2016

Psycho Pass



Então meus queridos leitores, como eu disse, estou optando por alguns animes de temporadas passadas e hoje escolhi Psycho Pass. ^ ^ Eu sei que prometi falar aqui sobre Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, e ainda farei isso, até mesmo porque estou com a sensação que a história não é exatamente como eu imaginei. Terei mesmo que assistir. Mas o que aconteceu foi que quando eu estava prestes a começar a assistir esse Anime desde o começo, por acaso me deparei com Psycho Pass e fiquei fascinada, tive que deixar tudo o que estava fazendo para assistir esse Anime louco!


Resumindo a história, o Anime se passa em uma época futurista onde o Japão conseguiu solucionar os problemas de criminalidade através do sistema Sybil, sistema que avalia o estado mental dos indivíduos e seu nível de criminalidade, se o indivíduo tiver um nível elevado (grande propensão ao crime), ele é preso ou morto instantaneamente através de armas especiais chamadas Dominators.

Interessante não é? A ideia do diretor era criar um Anime diferente do padrão da época (2012) e acredito que conseguiu. Tem aqueles personagens super inteligentes com uma obsessão um pelo outro (Kogami e Makishima) que parecem um pouco com L e Raito de Death Note, mas fora isso, realmente é diferente.

A história é centrada em temas psicológicos e cenas violentas, além de infinitas citações filosóficas que provavelmente nenhum de nós lê para passar o tempo, ou gosta, ou mesmo foi obrigado a ler no ensino médio. kkkkkk

Sério, é só assistir ao Makishima e seguidores e até mesmo a polícia desse anime, para ver como a situação da educação aqui no país é uma calamidade.

O Anime é um pouco tenso e há diversos conflitos de ideias e questões sobre liberdade de escolha e pensamento, e até que ponto um sistema pode e deve decidir a vida de alguém. É meio que uma ditadura, se pensarmos que ninguém pode ir contra a decisão do sistema e se for, é considerado criminoso, podendo até ser morto.

Por outro lado, também é explorada a segurança adquirida com a Sybil. Todos sabem o que farão da vida, os criminosos perigosos são identificados facilmente e eliminados e aqueles que possuem níveis mais baixos de criminalidade podem passar por terapia e ser reinseridos na sociedade. Teoricamente, tem seu lado positivo.

Mas nem tudo são flores, por isso a 1° temporada tem como principal vilão Makishima, um homem perigoso e manipulador, dotado de inteligência elevada e carisma (quer dizer, Raito de cabelo branco) que é uma das poucas pessoas que tem um índice de criminalidade que não pode ser lido pelas Dominators.

Em outras palavras, ele pode cometer quaisquer crimes e jamais será identificado como perigoso pelo sistema!

Makishima se torna a obsessão de Kogami, que de Inspetor (policial com nível baixo de criminalidade) vira Executor (considerado criminoso latente a serviço da polícia, subordinado aos Inspetores) durante seu objetivo de matá-lo a todo custo.


Sobre isso, posso dizer que a perseguição foi emocionante e durou até o último episódio da 1° temporada, muito bom. Mas na 2°, nenhum dos dois está presente, então, não tive vontade de assistir ainda. Kogami só retorna no filme e Makishima (que morre, obviamente, vai dizer que é spoiler eu contar que o VILÃO é morto pelo protagonista?!kkkkkk) só  aparece como alucinação do Kogami.

Inclusive, os dois protagonizaram bons combates corpo a corpo, que aliás, foi outro ponto positivo do Anime, excelentes lutas. Teve mais luta nesse anime curto que em Naruto com seus episódios beirando ao infinito.


Então, sobre a história, posso dizer que foi bem feita, com questões para serem pensadas e personagens marcantes. Mas quem prefere algo menos psicológico e conflitante, provavelmente não vai gostar tanto. Nesse caso, eu indicaria Naruto, Bleach e até mesmo One Piece (que não acompanho) por com certeza serem mais divertidos. ^ ; ^

Sobre os principais personagens, acho que o melhor deles é o Ginoza e a pior Akane. Parei de gostar dela quando ela deixou Makishima matar sua melhor amiga mesmo estando armada e tendo o assassino bem diante dela. Ela viu a garota suplicar por socorro e não fez nada, me revoltei com aquilo. Enquanto Ginoza, ele é aquele personagem que começa legal e cheio de pose e no fim muda radicalmente, e mesmo assim fica ainda melhor. ^ ^


Sabe o que é pior? Eu torcia para eles virarem um casal. :(



Na verdade ainda torço...




Mas fica a dica, anime excelente!!






Até a próxima!!! ^ ^





Link para o resumo da 2° temporada de Psycho Pass!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário